quinta-feira, 3 de abril de 2008

Países do Terceiro Mundo?

Temos estado a trabalhar de forma intensa no nosso projecto daí a falta de actualizações durante um longo período de tempo. Já publicamos no blog alguns assuntos inerentes aos prolemas dos países de terceiro mundo e agora gostariamos de dar a conhecer algumas particularidades destes mesmos países, que são muitas vezes desconhecidas para o comum dos mortais.


Terceiro Mundo?O que é?

O conjunto de países Subdesenvolvidos é denominado de Terceiro Mundo. Na sua maioria, estes países são Capitalistas, de economia menos desenvolvida, pois enfrentam crises constantes tornando-se dependentes.


Como surgiu esta denominação?

Terceiro Mundo é uma expressão que surgiu na segunda metade do século XX pelo francês Alfred Sauvy.


E porque se denominam Países Subdesenvolvidos?

A expressão subdesenvolvimento originou-se após a Segunda Guerra Mundial para denominar os países com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Esse índice é analisado a partir de indicadores sociais como: taxa de mortalidade infantil, taxa de analfabetismo, taxa de natalidade, qualidade de vida da população e esperança média de vida.


Mas afinal quais são os países de terceiro mundo?

Os paises subdesenvolvidos sao maioritariamente do sul. Estando os paises do hemisferio norte num patamar de desenvolvimento mais elevado.


Se existem países de terceiro mundo isso quer dizer que também existem os de primeiro e segundo mundo? O que os distingue?

Existem sim. Os países do primeiro mundo são países capitalistas de economia desenvolvida, enquanto os países do segundo mundo são países socialistas de economia planificada. Já os países do terceiro mundo são países capitalistas, tal como os de primeiro mundo, só que a sua economia é menos desenvolvida.



Esperamos ter esclarecido alguma duvida que tivessem! Se tiverem alguma questão ou comentário a fazer relacionado com o que escrevemos estejam à vontade para o fazer!

1 comentário:

Anónimo disse...

É muito importante perceber o significado da expressão "3º Mundo". Só assim poderemos tomar uma posição. E, na minha opinião, este artigo teve exactamente essa função: ajudou-nos a ter conhecimento sobre as problemáicas que abrangem o "3ºMundo".

Parabéns meninas...o nosso projecto está a ficar fantastico! Valeu a pena tudo que fizemos e tudo o que ainda nos falta fazer!!!