sexta-feira, 4 de abril de 2008

Educação nos países mais desfavorecidos

Enquanto que em alguns países as crianças e jovens não querem frequentar a escola porque simplesmente não estão dispostos para isso, outras crianças e jovens que habitam os países subdesenvolvidos, desejam incomparávelmente aprender a ler e a escrever.
É de salientar que o índice de escolaridade é um factor que está diretamente ligado à falta de recursos financeiros e que a baixa escolaridade da população nos países subdesenvolvidos é proveniente, muitas vezes, de situações em que as crianças e jovens se encontram em idade escolar e são obrigadas a integrar o mercado de trabalho, quase sempre ilegalmente, para poderem ajudar a família, e para poderem possuir as condições mínimas de sobrevivência. Contudo, futuramente, estas crianças e estes jovens serão trabalhadores adultos com baixa qualificação e encontrarão dificuldades para se colocarem no mercado de trabalho. Infelizmente o resultado desta variante será que estes trabalhadores irão trabalhar em empregos que exigem pouca qualificação e que oferecem baixos salários.
É nesta realidade que vivem milhões de pessoas, por isso, é sempre bom reflectir e observar que estes problemas existem de verdade e que não são tão alheios quanto nós pensamos.


3 comentários:

Anónimo disse...

Numa época como esta em que se verificam os comportamentos mais descabidos nas instituições escolares, urge reflectirmos sobre este texto, consciencializando os nossos jovens a este facto. Ouso colocar esta questão:será que é a falta de recursos que trás a educação e o controlo escolar?
Não se valoriza a escola porque compreede-se que a mesma é um dado adquirido, pois, estando ainda em gestação a criança já tem garantidos 12 anos de escolaridade obrigatória.
Se a escola não estivesse ao alcance de todos, como mostra o texto, esta seria com toda a certeza muito mais valorizada.

Parabéns às autoras pela sua sensibilidade.

5 de Abril: Raquel Azevedo

Sol disse...

da-m o telemobel pa.....n hade d ser uma frase mt pronuncina nestes países....felizmente ou infelezmente...depende do ponto de vista
por uma lado era sinal k o país tinha passado o linear da pobreza e já td a gente podia ir á escola
por outro lado é mau pk demostrava a perde de valores
endfim

sol

Anónimo disse...

A falta de educação é de facto um dos maiores problemas destes países. Mas com a ajuda de todos podemos combater esta situação!